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GRUPOS DE TRABALHO
Confira os GTs disponíveis para submissão de resumos no VegaXP Vol. 3. Após enviar seu resumo, realize o pagamento da modalidade apresentação de trabalhos para que seu trabalho seja apresentado e divulgado no Caderno de Trabalhos dos anais do Vega. Pagamentos até 08 de setembro.
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CONFIRA OS GRUPOS DE TRABALHO (GTs) DISPONÍVEIS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS NO VEGAXP VOL. 3
OBSERVAÇÃO: A sessão 01 do GT 01 está ESGOTADA. Caso tenha interesse no GT 01, será necessário apresentar na segunda opção de horário, de 18h30 às 21h, no dia 25/09, na Central de Aulas da UEPB.
GT 01 – Cultura geek, ensino e artes nas Ciências Humanas
Coordenadora: Me. Kamylla Rodrigues Pereira da Silva (PPGH/UFPE)
Ementa: O presente Grupo de Trabalho tem como objetivo promover reflexões acerca das didáticas e das pesquisas no campo das Ciências Humanas, a partir de uma abordagem fundamentada na perspectiva geek. Assim, narrativas em quadrinhos, mangás, jogos, animes, cinema e música configuram-se como objetos relevantes de análise, contribuindo para o enriquecimento e a ressignificação de teorias e práticas no âmbito das humanidades, especialmente frente aos desafios impostos pela globalização e pelas problemáticas contemporâneas.
Horários:
Sessão 01: 25 de setembro (quinta), de 9h30 às 12h, na Central de Aulas (UEPB) (ESGOTADO)
Sessão 02: 25 de setembro (quinta), de 18h30 às 21h, na Central de Aulas (UEPB)
GT 02 - Cultura geek, ensino e artes nas Ciências Exatas
Coordenadores: Dra. Maria de Sousa Leite Filha (UAMat|UFCG) & Joarlan de Sousa Colaço (PPGED/UFCG)
Ementa: Na era digital, a cultura geek desempenha um papel crucial na educação. As tecnologias, que está no coração da cultura nerd, oferecem novas ferramentas e metodologias para ensinar e aprender. A aprendizagem baseada em jogos, sejam digitais ou de tabuleiro, por exemplo, utiliza elementos dos jogos para criar experiências educativas envolventes e eficazes, combinando diversão e educação de maneira harmoniosa. No âmbito das artes, o cinema com suas obras que narram acontecimentos científicos e históricos, os surgimentos de grandes pensadores. Assim como a música e sua metrificações. Estas abordagens têm se mostrado especialmente eficaz para desenvolver habilidades críticas como resolução de problemas, pensamento estratégico e colaboração. O universo geek, é sem dúvidas um meio amplo, potente e divertido de nos relacionarmos com mundo, seja nos entretendo, seja refletindo e abstraindo conhecimentos. Este Grupo de Trabalho objetiva agregar pesquisas, relatos de experiência e projetos que tratem da relação entre o mundo geek e a educação escolar no âmbito das áreas da matemática e demais ciências exatas. Desde os aspectos matemáticos/científicos propriamente, até aspectos historiográficos, artísticos e/ou outros correlatos.
Horário:
Sessão única: 25 de setembro (quinta), de 18h30 às 21h30, na Central de Aulas (UEPB)
GT 03 - Cultura geek, ensino e artes nas Ciências Biológicas
Coordenadores: Dra. Janiele França Nery (IFPB - Cabedelo Centro) e Me. Gleydson Kleyton Moura Nery (INSA/MCTIC)
Ementa: Este Grupo de Trabalho (GT) tem como objetivo explorar as interseções entre a cultura geek, as artes e o ensino de Ciências Biológicas, proporcionando um espaço para a apresentação e discussão de experiências pedagógicas, projetos interdisciplinares, pesquisas e práticas inovadoras. O GT acolhe trabalhos que abordem o uso da cultura geek — como animes, jogos, histórias em quadrinhos, filmes e séries — como ferramentas de ensino e aprendizagem, bem como aqueles que exploram a arte como meio de expressar e compreender conceitos biológicos. Serão bem-vindas submissões que discutam estratégias de ensino que utilizem narrativas e personagens geek para explicar conceitos científicos, relatos de experiências didáticas, projetos de gamificação, recursos de realidade aumentada ou virtual, bem como iniciativas que conectem o ensino de Ciências Biológicas às diversas expressões artísticas. O GT também se abre a discussões teóricas que investiguem o papel da cultura pop e das artes na formação do pensamento crítico e científico dos estudantes. O público-alvo do GT inclui professores, estudantes, pesquisadores e entusiastas da cultura geek interessados em compartilhar conhecimentos e experiências que integrem arte, ciência e educação de maneira criativa e transformadora.
Horários:
Sessão 01: 25 de setembro (quinta), de 9h30 às 12h, na Central de Aulas (UEPB)
Sessão 02: 25 de setembro (quinta), de 18h30 às 21h30, na Central de Aulas (UEPB)
GT 04 – Relatos de alunos dos ensinos básico e técnico sobre pesquisas e experiências envolvendo cultura geek, ensino e artes
Coordenador: Me. Davi Ferreira Alves da Nóbrega (PPGLE/UFCG)
Ementa:
Esse grupo de trabalho se dedica a acolher pesquisas e experiências que dialoguem com elementos temáticos ou estruturais do universo simbólico reconhecido como geek, sejam eles jogos analógicos e eletrônicos, literatura fantástica, histórias em quadrinhos, cinema, séries, animações, entre outras formas de expressão artística. Além disso, esperamos também discutir trabalhos que contemplem a sala de aula, de forma a construir diálogos entre as múltiplas formas de conhecimentos e a diversidade do mundo geek.
Horários:
Sessão única: 25 de setembro (quinta), de 18h30 às 21h30, na Central de Aulas (UEPB)
SESSÃO 01 DE GTs
25 de setembro (quinta), de 9h30 às 12h, na Central de Aulas (UEPB)
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GT 01 – Cultura geek, ensino e artes nas Ciências Humanas (ESGOTADO)
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GT 03 - Cultura geek, ensino e artes nas Ciências Biológicas
SESSÃO 02 DE GTs
25 de setembro (quinta), de 18h30 às 21h30, na Central de Aulas (UEPB)
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GT 01 – Cultura geek, ensino e artes nas Ciências Humanas
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GT 02 - Cultura geek, ensino e artes nas Ciências Exatas
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GT 03 - Cultura geek, ensino e artes nas Ciências Biológicas
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GT 04 – Relatos de alunos dos ensinos básico e técnico sobre pesquisas e experiências envolvendo cultura geek, ensino e artes
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VegaXP Vol. 3 - Cultura geek, ensino e artes. Campina Grande, 2025. Todos os direitos reservados.

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