top of page
Trabalho laptop

GRUPOS DE TRABALHO

Confira os GTs disponíveis para submissão de resumos no VegaXP Vol. 3. Após enviar seu resumo, realize o pagamento da modalidade apresentação de trabalhos para que seu trabalho seja apresentado e divulgado no Caderno de Trabalhos dos anais do Vega. Pagamentos até 08 de setembro.

APOIO ACADÊMICO

Logo transparente Benares.png
Logo Gekais-Photoroom.png
Clube Acadêmico_.jpg

CONFIRA OS GRUPOS DE TRABALHO (GTs) DISPONÍVEIS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS NO VEGAXP VOL. 3

OBSERVAÇÃO: A sessão 01 do GT 01 está ESGOTADA. Caso tenha interesse no GT 01, será necessário apresentar na segunda opção de horário, de 18h30 às 21h, no dia 25/09, na Central de Aulas da UEPB.

GT 01 – Cultura geek, ensino e artes nas Ciências Humanas

Coordenadora: Me. Kamylla Rodrigues Pereira da Silva (PPGH/UFPE)

Ementa: O presente Grupo de Trabalho tem como objetivo promover reflexões acerca das didáticas e das pesquisas no campo das Ciências Humanas, a partir de uma abordagem fundamentada na perspectiva geek. Assim, narrativas em quadrinhos, mangás, jogos, animes, cinema e música configuram-se como objetos relevantes de análise, contribuindo para o enriquecimento e a ressignificação de teorias e práticas no âmbito das humanidades, especialmente frente aos desafios impostos pela globalização e pelas problemáticas contemporâneas.

Horários:

Sessão 01: 25 de setembro (quinta), de 9h30 às 12h, na Central de Aulas (UEPB) (ESGOTADO)

Sessão 02: 25 de setembro (quinta), de 18h30 às 21h, na Central de Aulas (UEPB)

 

GT 02 - Cultura geek, ensino e artes nas Ciências Exatas

Coordenadores: Dra. Maria de Sousa Leite Filha (UAMat|UFCG) & Joarlan de Sousa Colaço (PPGED/UFCG)

Ementa: Na era digital, a cultura geek desempenha um papel crucial na educação. As tecnologias, que está no coração da cultura nerd, oferecem novas ferramentas e metodologias para ensinar e aprender. A aprendizagem baseada em jogos, sejam digitais ou de tabuleiro, por exemplo, utiliza elementos dos jogos para criar experiências educativas envolventes e eficazes, combinando diversão e educação de maneira harmoniosa. No âmbito das artes, o cinema com suas obras que narram acontecimentos científicos e históricos, os surgimentos de grandes pensadores. Assim como a música e sua metrificações. Estas abordagens têm se mostrado especialmente eficaz para desenvolver habilidades críticas como resolução de problemas, pensamento estratégico e colaboração. O universo geek, é sem dúvidas um meio amplo, potente e divertido de nos relacionarmos com mundo, seja nos entretendo, seja refletindo e abstraindo conhecimentos. Este Grupo de Trabalho objetiva agregar pesquisas, relatos de experiência e projetos que tratem da relação entre o mundo geek e a educação escolar no âmbito das áreas da matemática e demais ciências exatas. Desde os aspectos matemáticos/científicos propriamente, até aspectos historiográficos, artísticos e/ou outros correlatos.

Horário:

Sessão única: 25 de setembro (quinta), de 18h30 às 21h30, na Central de Aulas (UEPB)

 

GT 03 - Cultura geek, ensino e artes nas Ciências Biológicas

Coordenadores: Dra. Janiele França Nery (IFPB - Cabedelo Centro) e Me. Gleydson Kleyton Moura Nery (INSA/MCTIC)

Ementa: Este Grupo de Trabalho (GT) tem como objetivo explorar as interseções entre a cultura geek, as artes e o ensino de Ciências Biológicas, proporcionando um espaço para a apresentação e discussão de experiências pedagógicas, projetos interdisciplinares, pesquisas e práticas inovadoras. O GT acolhe trabalhos que abordem o uso da cultura geek — como animes, jogos, histórias em quadrinhos, filmes e séries — como ferramentas de ensino e aprendizagem, bem como aqueles que exploram a arte como meio de expressar e compreender conceitos biológicos. Serão bem-vindas submissões que discutam estratégias de ensino que utilizem narrativas e personagens geek para explicar conceitos científicos, relatos de experiências didáticas, projetos de gamificação, recursos de realidade aumentada ou virtual, bem como iniciativas que conectem o ensino de Ciências Biológicas às diversas expressões artísticas. O GT também se abre a discussões teóricas que investiguem o papel da cultura pop e das artes na formação do pensamento crítico e científico dos estudantes. O público-alvo do GT inclui professores, estudantes, pesquisadores e entusiastas da cultura geek interessados em compartilhar conhecimentos e experiências que integrem arte, ciência e educação de maneira criativa e transformadora.

Horários:

Sessão 01: 25 de setembro (quinta), de 9h30 às 12h, na Central de Aulas (UEPB)

Sessão 02: 25 de setembro (quinta), de 18h30 às 21h30, na Central de Aulas (UEPB)

 

GT 04 – Relatos de alunos dos ensinos básico e técnico sobre pesquisas e experiências envolvendo cultura geek, ensino e artes

Coordenador: Me. Davi Ferreira Alves da Nóbrega (PPGLE/UFCG)

Ementa:

Esse grupo de trabalho se dedica a acolher pesquisas e experiências que dialoguem com elementos temáticos ou estruturais do universo simbólico reconhecido como geek, sejam eles jogos analógicos e eletrônicos, literatura fantástica, histórias em quadrinhos, cinema, séries, animações, entre outras formas de expressão artística. Além disso, esperamos também discutir trabalhos que contemplem a sala de aula, de forma a construir diálogos entre as múltiplas formas de conhecimentos e a diversidade do mundo geek.

Horários:

Sessão única: 25 de setembro (quinta), de 18h30 às 21h30, na Central de Aulas (UEPB)

 

SESSÃO 01 DE GTs

25 de setembro (quinta), de 9h30 às 12h, na Central de Aulas (UEPB)

  1. GT 01 – Cultura geek, ensino e artes nas Ciências Humanas (ESGOTADO)

  2. GT 03 - Cultura geek, ensino e artes nas Ciências Biológicas

 

SESSÃO 02 DE GTs

25 de setembro (quinta), de 18h30 às 21h30, na Central de Aulas (UEPB)

  1. GT 01 – Cultura geek, ensino e artes nas Ciências Humanas

  2. GT 02 - Cultura geek, ensino e artes nas Ciências Exatas​

  3. GT 03 - Cultura geek, ensino e artes nas Ciências Biológicas

  4. GT 04 – Relatos de alunos dos ensinos básico e técnico sobre pesquisas e experiências envolvendo cultura geek, ensino e artes

SUBMISSÕES ADIADAS PARA ATÉ 31 DE AGOSTO!

CLIQUE AQUI PARA SUBMETER RESUMOS

​​​

PngItem_2262407.png

OFERECIMENTO

giphy (5).webp
3eud.gif
giphy (24).webp

Seja um patrocinador real do VegaXP. Saiba como clicando aqui.

2r67.gif

® 2025 VEGAXP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. CAMPINA GRANDE, PB

APOIO

Logo transparente Benares.png
Clube Acadêmico_.jpg
Logo Feth branco transparente.png
Logo transparente Arcádia.png
Logo Gekais-Photoroom.png

E-MAIL: VXGEEKOFICIAL@GMAIL.COM
INSTAGRAM: @VXGEEKEVENTOS | @VEGAXPOFICIAL
SITE: VEGAXP.COM.BR

REALIZAÇÃO

VXGeek logo transparente com legenda preta.png

VXGEEK - PRODUTOS E EVENTOS PERSONALIZADOS
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. CAMPINA GRANDE, PB. 2025.

bottom of page