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SUBMISSÃO DE TRABALHOS COMPLETOS
CASO TENHA APRESENTADO UM OU MAIS RESUMOS NO VEGAXP VOL. 3, ENVIE OS TRABALHOS COMPLETOS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO EVENTO, COM ISBN.
PRAZO: DE 03 DE OUTUBRO A 20 DE DEZEMBRO
APOIO ACADÊMICO



TEMPLATES PARA DOWNLOAD
Para preparar sua apresentação, baixe os templates do evento. São obrigatórios e personalizáveis. Confira as regras abaixo.
NORMAS CIENTÍFICAS – VEGAXP VOL. 3.
1. NORMAS GERAIS
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Modalidades de apresentação de trabalhos: apresentação de trabalhos em Comunicação Oral (CO);
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Tipos de trabalhos aceitos: relatos de pesquisa, relatos de experiência e artigos científicos envolvendo os Grupos de Trabalho (GTs) disponíveis;
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Quem pode submeter trabalhos: professores do ensino básico, professores do ensino técnico, graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores, pós-doutorandos, pós-doutores e professores universitários;
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Tipo de resumos: simples, com breve introdução, objetivos, metodologia, base teórica, sem citações, análise/desenvolvimento e considerações finais ou conclusões parciais ou finais, com mínimo de 150 e máximo de 300 palavras; de 3 a 5 palavras-chave;
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Trabalhos completos publicados nos Anais do evento, com ISBN, para todos os participantes;
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Um trabalho selecionado de cada GT será escolhido para ser enviado a um periódico com Qualis;
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Número de trabalhos por pessoa: máximo 02 como autor e 02 como co-autor;
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Número de autores por trabalho: mínimo 01 e máximo 04, contando com o orientador;
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Orientação: não é obrigatória, embora seja recomendável a orientação de ao menos um professor universitário na ativa.
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Todos os resumos, trabalhos e submissões científicas devem ser enviados pelo site vegaxp.com.br/submissoes.
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Todas as dúvidas sobre trabalhos no evento devem ser enviadas para o e-mail vxgeekoficial@gmail.com, onde serão respondidas com maior agilidade e detalhes. Em último caso, devem ser enviadas pelo Instagram @vegaxpoficial.
2. NORMAS DE RESUMOS
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Os resumos deverão ser simples e apresentar resultados parciais ou finais de pesquisas ou experiências;
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Título: centralizado, escrito em letras maiúsculas, em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14;
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Autoria: espaçamento de 1,5 após o título, com a identificação dos nomes dos autores, co-autores e orientador, alinhados à direita, seguidos de nota de rodapé com titulação, instituição de ensino e e-mail de cada participante. Evidenciar o orientador, se houver, com nome precedido pela palavra “Orientador”, seguido de dois pontos. Fonte Times New Roman 12. Espaçamento 1,0 entre os nomes dos participantes. Nota de rodapé em fonte Times New Roman 10, espaçamento 1,0. E-mail com link destacado. Será considerado automaticamente o autor do trabalho o primeiro nome listado, na ordem, de cima para baixo;
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Partes recomendáveis do resumo: objetivos, metodologia, base teórica (sem citações no resumo), análise/reflexões e conclusões/considerações gerais do trabalho;
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Normas de digitação do resumo: fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento de 1,5 entre as linhas, cor preta, margens esquerda e superior de 3cm e direita e inferior 2cm; mínimo de 150 e máximo de 300 palavras; não constar citações, tabelas, gráficos, figuras ou referências bibliográficas;
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Palavras-chave: abaixo do resumo, antecedidas com a expressão Palavras-chave, seguida de dois pontos, separadas entre si por ponto e vírgula, finalizadas por ponto e justificadas; iniciais maiúsculas, com exceção de nomes próprios e científicos; mínimo de três (3) palavras-chave e máximo de cinco (5);
3. NORMAS DE APRESENTAÇÕES
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A apresentação em Comunicação Oral deve ocorrer com a utilização de slides de PowerPoint (PPTX);
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Público-alvo: professores do ensino básico, professores do ensino técnico, graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores, pós-doutorandos, pós-doutores, alunos do ensino básico e técnico e professores universitários.
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A utilização de fontes diferentes do modelo do template é livre, pois, além do conteúdo, a organização do VegaXP preza por um visual que entre em consonância com o tema do trabalho de cada um e, de preferência com a estética retrowave do evento;
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Os expositores apresentarão seus trabalhos em até 10 (dez) slides e até 20 (vinte) minutos na modalidade Comunicações Orais;
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A utilização do template do evento é obrigatória, mas com possibilidade de personalização livre de fontes e inclusão das logo da instituição de origem e possíveis financiadores de sua participação. Porém, é proibida a remoção da logo do VegaXP, dos apoiadores do evento e de seus patrocinadores;
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Só poderá apresentar de maneira remota quem for estudante ou professor de uma instituição de ensino (escola, instituição ou universidade) de outra cidade. Estudantes e professores de escolas de Campina Grande e dos campus da UFCG, da UEPB, do IFPB e de outras universidades da cidade devem apresentar PRESENCIALMENTE. Caso algum integrante do trabalho seja de Campina Grande e os demais sejam de outra cidade, o representante da cidade deve apresentar o trabalho PRESENCIALMENTE, enquanto os colegas irão receber o link para participação virtual. Em caso de descumprimento, o trabalho será excluído da relação final e não haverá reembolso.
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O modelo do template está disponível no site vegaxp.com.br/normas.
3.2. ORGANIZAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES
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As apresentações de trabalhos serão divididas em DUAS sessões:
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De 9h30 às 12h, no dia 25 de setembro de 2025 (quinta-feira), na Central de Aulas da UEPB (LOCAIS e links a definir);
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De 18h30 às 21h30, no dia 25 de setembro de 2025 (quinta-feira), na Central de Aulas da UEPB (LOCAIS e links a definir);
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No ato de submissão do resumo, o autor deverá indicar em qual horário gostaria de se apresentar. Vale ressaltar, no entanto, que alguns GTs não possuem duas opções de horário. Neste caso, não haverá escolha de horário. Portanto, de acordo com a disponibilidade indicada no ato do envio do resumo, serão distribuídos os trabalhos.
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A distribuição final será disponibilizada após o aceite dos resumos, em aba a divulgar.
3.3. NORMAS DOS TRABALHOS COMPLETOS
Os trabalhos completos devem ser relatos de experiência, relatos de pesquisa e artigos científicos relativos aos resumos enviados para apresentação. Devem estar fundamentados teoricamente e com dados empíricos sobre experiências de ensino e aprendizagem, relatos de pesquisa e outros aspectos envolvendo a cultura geek, de acordo com o GT ao qual se pretende submeter o trabalho. Sua estrutura deve conter:
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Título e subtítulo (se houver) em maiúsculo, fonte Times New Roman, tamanho 14, espaçamento 1,5, centralizado e em negrito;
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Nome do autor e coautor(es) (se houver) alinhados à direita: sobrenome em maiúsculo, fonte Times New Roman tamanho 12, com espaçamento 1,5. O endereço de e-mail, titulação e instituição do(s) autor(es) deverão constar em nota de rodapé;
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Seções do trabalho: introdução, com objetivos geral e específicos, metodologia, fundamentação teórica, descrição e análise da experiência/análise dos dados (com fundamentação, metodologia e exemplos), e considerações finais/conclusões parciais ou finais. Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, recuo na primeira linha de 1,25. Títulos de seção em maiúsculas e subseções iniciadas por letras maiúsculas, com demais letras em minúsculas introduzidas sempre por um número, seguido de ponto.
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Partes recomendáveis do resumo: objetivos, metodologia, base teórica (sem citações no resumo), análise/reflexões e conclusões/considerações gerais do trabalho;
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Normas de digitação do resumo: fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento de 1,5 entre as linhas, cor preta, margens esquerda e superior de 3cm e direita e inferior 2cm; mínimo de 150 e máximo de 300 palavras; não constar citações, tabelas, gráficos, figuras ou referências bibliográficas;
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Palavras-chave: abaixo do resumo, antecedidas com a expressão Palavras-chave, seguida de dois pontos, separadas entre si por ponto e vírgula, finalizadas por ponto e justificadas; iniciais maiúsculas, com exceção de nomes próprios e científicos; mínimo de três (3) palavras-chave e máximo de cinco (5);
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Títulos e ordem das seções podem ser modificados, desde que o conteúdo de cada seção evidencie sua configuração singular, conforme as seções anteriormente citadas;
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Será considerado automaticamente o autor do trabalho o primeiro nome listado, na ordem, de cima para baixo;
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Citações e referências conforme o modelo disponibilizado em vegaxp.com.br/normas;
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Número de páginas: entre 08 e 12, contando com referências.
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O modelo do template estará disponível em breve no site vegaxp.com.br/normas.
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O formato de envio deve ser em Word (DOCX);
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Os trabalhos completos serão divulgados nos anais do evento, porém NÃO serão todos divulgados em revistas ou outros periódicos.
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UM trabalho selecionado pela coordenação de cada GT poderá ir para publicação em periódico com qualis. caso seja confirmada a hipótese, o autor será convidado.
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ALUNOS NO ENSINO BÁSICO/TÉCNICO NÃO DEVERÃO ENVIAR SEUS TRABALHOS COMPLETOS PARA SUBMISSÃO APÓS O EVENTO.
4. Casos omissos serão analisados pela Comissão Científica do evento. Em caso de dúvidas, tratar com vxgeekoficial@gmail.com.
LISTA DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS - VEGAXP VOL. 3
Os trabalhos estão na ordem de apresentação mais abaixo. As salas serão divulgadas em breve.
SESSÃO 01 - DIA 25 DE SETEMBRO | QUINTA-FEIRA |
9H30 ÀS 12H | UFCG | SALA CH 204
GT 01 – CULTURA GEEK, ENSINO E ARTES NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Coordenadora: Me. Kamylla Rodrigues Pereira da Silva (PPGH/UFPE)
1. A DUALIDADE ENTRE O ARQUÉTIPO DO HERÓI E VILÃO: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO PERSONAGEM JACK, O ESTRIPADOR NA OBRA JAPONESA SHUUMATSU NO VALKYRIE
Milena Soares Porto
2. LIVRO, FILME E JOGO: A CÂMARA SECRETA CONTADA POR DIFERENTES VOZES
João Victor Oliveira Costa e Dra. Clara Matheus Nogueira (orient.)
3. O ANIME NARUTO COMO FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO PARA OS ESTUDOS
Apresentação remota
Me. Aline Diniz Alves
4. DIGIMON, OS BRASÕES DOS DIGIESCOLHIDOS E O ESTUDO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
Apresentação remota
Me. Aline Diniz Alves
5. MANGÁS BL (BOY’S LOVE) COMO UMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL FEMININA TRANSGRESSIVA DE PAPEL DE GÊNERO E SEXUALIDADE
Arisu Alan Costa de Araújo
6. ELIMINANDO O INDESEJÁVEL: ENTRELAÇO ENTRE A EUGENIA DE SUGURO GETO E O PROCESSO DE BRANQUEAMENTO BRASILEIRO (1911)
Marcos Vagner Rodrigues Soares
7. O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DE SUPER-HERÓIS: O USO DE SUPERMAN ENTRE A FOICE E O MARTELO EM SALA DE AULA
Maria Clara Bezerra Bastos
SESSÃO 02 - DIA 25 DE SETEMBRO | QUINTA-FEIRA |
GRUPO 01 | 18H ÀS 21H | UFCG | SALA CH 104
GT 01 – CULTURA GEEK, ENSINO E ARTES NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Coordenadores: Itagiba de Albuquerque Neto (Mestrando-Ciências Sociais/UFCG) e Dayane Veloso Santos (Mestranda-Ciências Sociais/UFCG)
1. SOBRE UMA LEITURA DAS TEORIAS DE CONSTRUÇÃO DE MUNDOS SECUNDÁRIOS E OS GRAUS DE SUBCRIAÇÃO A PARTIR DE ONE PIECE, DRAGON BALL E POKÉMON
Apresentação remota
Nycolas Gustavo de Sousa Aires e Dr. Cláudio Augusto Carvalho Moura (orient.)
2. VIDEOGAMES E EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA RAZÃO INSTRUMENTAL
Itagiba de Albuquerque Neto e Dayane Veloso Santos
3. REFLEXÕES SOBRE A CULTURA DA VIOLÊNCIA NA SÉRIE ADOLESCÊNCIA
Icaro Arcênio de Alencar Rodrigues e Camilla Costa Palácio de Alencar Rodrigues
4. “CONHECENDO KUZCO”: UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DO IMPÉRIO INCA ATRAVÉS DA OBRA CINEMATOGRÁFICA "A NOVA ONDA DO IMPERADOR" DISNEY (2000)
Vinicius Queiroz Silva, Thayane Kelly Oliveira Guimarães e José Mateus de Souza Leite
5. ENTRE A FANTASIA E A HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DA SOCIEDADE NORTE-AMERICANA DO SÉCULO XIX NA OBRA O MÁGICO DE OZ (1900)
Thayane Kelly Oliveira Guimarães
6. PÃO OU LOTERIA, XIS OU CÍRCULO: A ILUSÃO DA ESCOLHA, NEOLIBERALISMO E MERITOCRACIA EM ROUND 6
Clara Palácio Rodrigues
7. REALIDADES DISTÓPICAS: COMO BLACK MIRROR QUESTIONA O MUNDO CONTEMPORÂNEO
Dhebora Costa de Souza
8. APONTAMENTOS SOBRE A CULTURA JAPONESA NOS LIGHT NOVELS: UM ESTUDO DA OBRA "ME APAIXONEI PELA VILÃ
Renata Meury Rodrigues Ferreira
GRUPO 02 | 18H ÀS 21H | UFCG | SALA CH 204
GT 01 – CULTURA GEEK, ENSINO E ARTES NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Coordenadora: Me. Kamylla Rodrigues Pereira da Silva (PPGH/UFPE)
GT 02 - CULTURA GEEK, ENSINO E ARTES NAS CIÊNCIAS EXATAS
Coordenadores: Dra. Maria de Sousa Leite Filha (UAMat|UFCG) & Joarlan de Sousa Colaço (PPGED/UFCG)
GT 04 – RELATOS DE ALUNOS DOS ENSINOS BÁSICO E TÉCNICO SOBRE PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS ENVOLVENDO CULTURA GEEK, ENSINO E ARTES
Coordenador: Me. Davi Ferreira Alves da Nóbrega (PPGLE/UFCG)
1. “NASCIDO EM SANGUE”: A CRIAÇÃO DO MONSTRO EM UM CURTA METRAGEM DE HORROR NO ENSINO MÉDIO
João Lucas Dos Santos Marinho, Sarah Raquel dos Santos Tavares, Anna Luiza Lins Mota e Davi Ferreira Alves da Nóbrega (orient.)
2. OS DESENHOS COMO RETRATOS DA REALIDADE: CRÍTICAS SOCIAIS EM ANIMAÇÕES
Maria Clara Barbosa Escorel Lopes, Nicole Fernandes Pereira, Marianna Luysa Vasconcelos Cavalcante e Davi Ferreira Alves da Nóbrega (orient.)
3. QUANDO A CIÊNCIA ENTRA EM JOGO: TABELA PERIÓDICA DO FUTEBOL
Andrew Daniel Nunes Oliveira, Arthur Freitas Farias, Liano Pinto Pedrosa Filho e Matheus Bartz Noy (orient.)
4. ENTRE LIVROS E TELAS: O PAPEL DA CULTURA POP NO BEM-ESTAR DE ESTUDANTES PARA O ENEM
Dra. Janiele França Nery e Me. Gleydson Kleyton Moura Nery
5. A MAQUIAGEM COMO RÓTULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE BULLYING E IDENTIDADE SOCIAL NO DORAMA BELEZA VERDADEIRA
Dra. Janiele França Nery, Maria Aparecida de França Muniz e Me. Gleydson Kleyton Moura Nery
6. PLANET HEMP E A CONTRACULTURA DO BRASIL NOS ANOS 90 E 2000
João Henrique dos Santos Andrade
7. STARDEW VALLEY E O CONFLITO AGRÁRIO: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS ENCONTRADAS NO JOGO
João Pedro dos Santos Andrade
Eventuais dúvidas devem ser tiradas através do e-mail vegaxpevento@gmail.com
VegaXP Vol. 3 - Cultura geek, ensino e artes. Campina Grande, 2025. Todos os direitos reservados.
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